O QUE É?

 

Alan Bari e a Turma do Guaíba é um projeto de valorização do principal manancial de Porto Alegre, criado pelo professor e cartunista Jean Pico após dois anos ministrando oficinas de educação ambiental para crianças no DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

 

 

POR QUÊ?

 

Quando perguntava às crianças se gostariam de, um dia, tomar banho no Guaíba, o autor percebeu que as respostas eram sempre riso ou nojo. Como se a possibilidade do Guaíba voltar a ser limpo simplesmente não existisse, revelando uma perigosa naturalização dessa distância em relação ao nosso principal manancial e, portanto, enfraquecendo o engajamento futuro em sua recuperação.

 

 

COMO?

 

Pensando em estabelecer uma referência positiva para as crianças, o autor criou, inicialmente, a história do peixinho Alan Bari e seus amigos da fauna local se unindo para encontrar a casa certa para o lixo. Depois, a obra tornou-se uma série de quadrinhos e passou a ser publicado mensalmente nas páginas do jornal de bairro O Jornalecão, até conquistar o seu espaço e se tornar uma revista independente, em dezembro de 2014.

 

 

 

Desde então, foram lançadas, ao todo, sete revistas, atingindo o total de 37 mil exemplares distribuídos gratuitamente, além da visita do autor a mais de 20 instituições de ensino para conversar com as crianças sobre desenho e realizar oficinas de Educação Ambiental com os alunos.